Ilha das Flores
2 de junho de 2016
A casa do Chalaça
8 de setembro de 2017
Exibir Tudo

Masjid El Nur (Mesquita da Luz)

Na minha cidade, Rio de Janeiro, tem cada lugar incrível e para o Turismo Religioso então é um maná.

O José Antônio, nosso guia, roteirista e amigo, me levou para o bairro da Tijuca e conheci uma mesquita bem simples (estão em obra…), porém de um acolhimento que posso dizer de uma recepção sentida em cada olhar, gesto, palavra ao nos ensinarmos um pouco mais do Islamismo.

O Adam, foi o nosso “guia”, explicou um pouco de tudo, desde a origem até a sala de oração, em cada detalhe que passo agora a descrever para vocês.

Então vamos do início.

Para quem não sabe, Mesquita é um lugar sagrado para os muçulmanos, onde eles realizam as suas orações diárias.

A palavra ” Mesquita ” é uma tradução do árabe; Masjid, que quer dizer um lugar de prostração; templo.

Na parte externa observamos:

1) Minarete: O minarete é uma torre fina e alta, geralmente localizada num dos cantos do complexo da mesquita, sendo, geralmente, seu ponto mais alto, não só da mesquita, mas também o ponto mais alto de toda a região em que se situa.

2) Cúpulas: A cúpula é o elemento mais associado às mesquitas, sendo sempre presente na arquitetura islâmica desde o século VII. Representam o universo visto por Deus, normalmente é sobreposta uma lua crescente com uma estrela, mostrando tratar-se de uma imagem da terra vista de fora do planeta.

Na parte interna:

Temos o salão das Orações ou musalla. Geralmente, não possui qualquer móvel, como cadeiras ou bancos, para permitir que o maior número de crentes possam ocupar o recinto. Aqui nós vemos cadeiras, mas não são usadas pelos mulçumanos e sim por Nós. Aqui tem palestra e por isso Nós (que não somos mulçumanos) somos convidados a sentar. E mais, se você quiser participar de alguma reunião ou participar de alguma oração mulçumana, não precisa ficar de joelhos, pode escolher sua cadeira e sentar.

Importante não esquecer que os homens ficam na parte da frente e as mulheres atrás. Isso porque, segundo o profeta Muhammad, as mulheres deveriam rezar em casa, quando dizia que “a melhor mesquita para as mulheres é a parte interior das suas casas”.

   Este é o lugar que a pessoa principal faz a oração e é seguida pelos outros.

    Símbolo de Allah

 

 

 

 

Símbolo Muhammad

 

 Relógio que marca o sol.

Todos os muçulmanos adultos devem rezar em público cinco vezes por dia, se colocando na direção de Meca. Não é necessário que o muçulmano realize todas as suas orações na mesquita. Importante é orar voltado para Meca.

 

Fonte: http://www.islam.org.br/o_que_e_uma_mesquita.htm

http://www.infoescola.com/islamismo/mesquita/

 

A Mesquita Masjid El Nur se situa na Rua Gonzaga Bastos, 77, Tijuca.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *