São Tomé das Letras – Um lugar inesquecível! Parte I

Pastel no SAARA.
6 de outubro de 2017
São Tomé das Letras – Um Lugar Inesquecível! Parte II
24 de abril de 2018
Exibir Tudo

São Tomé das Letras – Um lugar inesquecível! Parte I

Em março embarquei numa viagem ao passado… nesse lugar parece que o mundo parou e aqui somente magia, duendes, borboletas, arco-íris, fadas, bruxas, cristais e pedra… muita pedra!!!! Esse lugar é SÃO TOMÉ DAS LETRAS!

São Tomé das Letras se situa em Minas Gerais e está aproximadamente 6 horas e 30 minutos do Rio, ou seja, são 327 km de distância da Cidade Maravilhosa.

Fui com a EC Turismo RJ da Beth e Caio Christino. Saímos do Rio numa sexta-feira a noite (21 horas) com embarque no posto da Rodoviária.  A EC Turismo nos ofereceu de kit lanche (ou melhor seria kit jantar?!) um mini empadão de frango feito pela Jojo Fit e Cia que estava simplesmente divino! Pena eu não ter tirado foto. Sou gulosa e comi tudo!!! A partir daí, comecei anotar a diferença de uma excursão para outras excursões…

Realizamos uma parada técnica no Graal, pois ninguém é de ferro! Pausa para um café e um papinho e… volta para o micro e rumo a São Tomé.

Chegamos por volta das 6 horas na Pousada Antares. Rumo para o morro do Cruzeiro e Casa das Pirâmides para ver o nascer do sol.  Morro acima…

 Cheguei e como a Casa das Pirâmides estava lotada  Resolvi ficar pelo Cruzeiro   e olha que lindo nascer do dia… 

Aqui tem muitos cachorros de rua, os “vira latas”, mas todos são protegidos e quem ajuda na alimentação somos nós – Turistas – nas lojinhas tem um cofrinho que depositamos moedas que ajuda na ração dos animais. São mansinhos, fortes e bem cuidados. 

Voltamos para Pousada, banho, café da manhã (que café! biscoitos, requeijão, manteiga e o melhor pão francês!) e rumo ao city tour. Nosso guia, Julio, foi sensacional! Ficou conosco desde o nascer do sol e explicou cada detalhe dessa cidade mística, da natureza, das cachoeiras, da luz, do brilho, da energia e muito mais. Começamos com um “walking tour” pela cidade onde visitamos a Gruta de São Tomé.   Gruta de São Tomé das Letras  

Vimos também a Igreja Matriz de São Tomé das Letras (virtual) e a Igreja Nossa Senhora da Conceição ou Igreja das Pedras (essa era a igreja dos escravos). Olha que linda: 

Agora que escutamos muitas histórias e lendas, vamos nos refrescar na Rota das Cachoeiras. Pegamos o ônibus comum e partimos… #partiucachoeiras

Nosso ônibus

Fomos em três cachoeiras e todas com grau de dificuldade zero. Tem trilha? Tem! Porém, todas muito fáceis e sempre, além dos guias (Julio, Beth e o auxiliar Caio), tem uma alma boa que te ajuda a subir ou descer ou pular. Mas tudo muito tranquilo. E podem acreditar em mim, pois sou muito urbana e medrosa de cair, machucar… E a água? De cachoeira e gelada… excelente para reenergizar e agradecer a Deus que leve tudo de negativo embora e novas forças sejam revigoradas.

Cachoeira Flávio

Cachoeira dos Duendes

Cachoeira das Borboletas 

Depois de tantas novidades, tantos banhos de cachoeira, “bateu” aquela fome e então vamos almoçar!!!!

 

 

Créditos: Mila Turismo; EC Turismo RJ e Marcelo dos Santos

Facebook: /ecturismorj

 

 

 

 

1 Comentário

  1. Andreia Cabral disse:

    Oi Lu! Adorei conhecer um pouco a história de São Tomé das Letras, um lugar para relaxar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *