Em Magé, agricultura familiar…

São Tomé das Letras – Um Lugar Inesquecível! Parte II
24 de abril de 2018
Exibir Tudo

Em Magé, agricultura familiar…

Alguém sabe o que é Turismo Rural? Participou de algum? Para quem não sabe é uma experiência única, vai além de uma simples plantação ou degustar alimentos mais saudáveis… 

Adherbal e Márcia

 

Adherbal e Márcia, um casal, bem simpático que junto com outros agricultores e engenheiro agrônomo, escolheram Magé para sua residência e desenvolver técnicas de solo, pesca e principalmente na agricultura ajudar os pequenos agricultores a conhecer os seus produtos, ajudar no assentamento e outros.

Já fiz alguns turismos rurais, mas em Magé, com os Agricultores Familiares de Magé é bem diferente de tudo o que eu fiz. Lá você conhece várias técnicas, os pequenos agricultores, como o alimento é colhido, transportado e chega até as nossas feiras livres. Vamos mostrar um pouco dessa visita com fotos. 

Conhecemos plantas bem diferentes como: o URUCUM ou, como muitos conhecem COLORAU.

Olha esse jiló que a Dona Maria Helena está segurando: segundo ela, esse jiló é bem amargo – argh! Tem gente que gosta!!! Esse é o pé do jiló:

Interessante é saber que o nosso açaí é visto como decoração – e aprendi como se cultiva o açaí para venda: os pés tem que ser pequenos e de três em três. Esse daí é bastante alto não serve! E curiosidade: o açaí também é uma espécie de palmito. Amo palmito!

Curioso é o aipim, mandioca, macaxeira, pão de pobre, uaipi e outros nomes dessa raiz é saber que leva 09 meses para colheita, ou seja, o aipim tem uma “gestação” de 09 meses iguais a nós mulheres! Plantação de aipim.

Goiaba, banana, laranja, berinjela, milho… aqui o que se planta dá! No final, fizemos a nossa feira comprando tudo fresquinho e direto das mãos dos pequenos agricultores.

A semente do Turismo Rural foi lançada agora é esperar para vermos os resultados de muitas reuniões e quem ganha são vocês!!! Parabéns Magé pela iniciativa e coragem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *